Alternativa às lombas vence prémio de inovação!

lombas
19 Partilhas

Alternativa às lombas vence prémio de inovação!

Quem não detesta as lombas que se encontram pelas estradas portuguesas? Pois é mas já existe uma alternativa! Saiba mais aqui!

Evitar o desconforto do condutor, reduzir danos no carro e não fazer barulhos ao passar por lombas. Estes são os objetivos principais do projeto Venex, que recebeu um prémio de inovação e que deseja enviar as lombas para “trás das costas”.

O projeto Vehicle Energy Efficient Extractor, Venex, é uma espécie de “tapete” de 40 metros que promete desacelerar os automóveis sem causar qualquer desconforto ao condutor ou danos no seu automóvel.

Este projeto, foi apresentado por Francisco Duarte, aluno de doutoramento em Sistemas de Transportes do Programa MIT Portugal na Universidade de Coimbra e o vencedor da 1ª edição do Prémio Inovação em Segurança Rodoviária 2016, promovido pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) e pela BP Portugal.

Foi com base nas queixas dos condutores, relativamente às lombas, que Francisco Duarte desenvolveu o Venex, permitindo, assim, retirar as lombas das estradas e substitui-las por um “tapete” que é colocado na estrada e reduz a velocidade através da extração de energia cinética. Com este sistema, os condutores que circulem dentro do limite de velocidade, estipulado para aquela zona, não serão afetados.

Esta iniciativa promovida pelo Automóvel Clube Portugal, em parceria com a BP, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e a Agência Nacional de Inovação, o Francisco Duarte ganhou um prémio de 10 mil euros para investir no desenvolvimento do projeto.

Os primeiros testes começam já em janeiro na Universidade de Coimbra!

Descubra onde está o combustível mais barato.

Já sabe que aqui vais encontrar todas as novidades do sector automóvel e as notícias mais frescas sobre os seus carros favoritos! Visite as nossas redes sociais!
19 Partilhas