Seguro Automóvel: Conhece todos os tipos de seguros?

Seguro Automóvel
6 Partilhas

Seguro Automóvel: Conhece todos os tipos de seguros?

Se já leu alguns dos nossos artigos, já sabe que existem vários seguros para carros.

Mostramos-lhe agora os diferentes tipos de seguros auto.

Descubra agora quais são os seguros mais adequados para os seus carros.

Seguro de Responsabilidade Civil:

O Seguro Automóvel de Responsabilidade Civil é o único seguro individual obrigatório em Portugal, o que demonstra a sua importância.

É indispensável para conduzir nas estradas portuguesas e assegura o pagamento das indemnizações por danos corporais e materiais causados a terceiros e às pessoas transportadas, com exceção do condutor do carro.

As coberturas para o Seguro Automóvel de Responsabilidade Civil estão definidas por lei, no mínimo, tem que cobrir 5 mil euros por acidente para danos corporais e 1 mil euros por acidente para danos materiais, conforme as novas atualizações de Junho de 2015.

No entanto, as seguradoras oferecem outros “extras”, além daquilo que é obrigatório, e poderá, assim, caso ache necessário, optar por outros valores até um limite máximo de 50 mil euros.

Seguro Contra Todos os Riscos

Na verdade não existe um seguro contra todos os riscos e o próprio Instituto de Seguros de Portugal, já proibiu o uso da expressão, em 2010, porque nenhum seguro abrange todos os riscos na totalidade.

Mas este tipo de seguro caracteriza-se, essencialmente, por abranger todas as coberturas que cada seguradora oferece.

A maioria das seguradoras oferece coberturas para casos de colisão, capotamento, choque, incêndios, roubo, quebra de vidros e algumas delas oferecem também serviços adicionais como a defesa em caso de multa, o veículo de substituição, a assistência mecânica, além da típico seguro assistência em viagem.

Seguro de Garagista ou de Carta

Este é o seguro automóvel destinado aos profissionais do sector automobilístico e tem características peculiares.

Este tipo de Seguro Automóvel tem como objetivo facilitar o trabalho destes profissionais.

O seguro de Carta, segura a carta de condução e não o veículo, por isso cada veículo de um stand deve ter o seu seguro automóvel.

Seguro para Carros Clássicos

Um automóvel só é considerado “um clássico” se tiver 25 anos ou mais e pode ter este título certificado a partir do Automóvel Clube de Portugal (ACP) ou pelo Museu do Caramulo (MC).

Há uma coletânea de opções e de seguradoras em que pode realizar o seguro para os seus carros mais estimados.

Primeiramente deve certificar o seu veículo como clássico para fazer o seguro do seu automóvel e depois, é só procurar entre as ofertas das seguradoras, a que mais se adequa ao seu veículo.

Tem vários sites que podem ajudar a escolher Seguro do carro mais barato.

6 Partilhas