Carpooling: O que é e como funciona!

carpooling
5 Partilhas

Carpooling: O que é e como funciona!

Já ouviu falar de Carpooling? O Automóvel Online explica-lhe o conceito!

O carpooling consiste em, basicamente, partilhar um veículo próprio e as despesas de uma viagem entre os passageiros.

Ou seja, é antiga boleia “paga”. As pessoas que costumam fazer o mesmo trajeto seja para o trabalho ou para um trajeto maior juntam-se e dividem as despesas da viagem! Normalmente o dono do veículo/ condutor faz um preço e os restantes passageiros pagam um valor acessível para fazer a viagem.

Esta é uma solução económica de transporte, principalmente para grandes percursos, e obviamente uma medida amiga do ambiente. Ao reduzir o número de carros a circular nas cidades é possível diminuir as emissões de CO2.

E como funciona o Carpooling?

No carpooling as pessoas colocam a sua disponibilidade de trajecto para não viajarem sozinhas ou, se preferirem, procurar uma viagem para fazer com outras pessoas. Existem dois tipos de utilizadores, os condutores e os passageiros.

O BlaBlaCar é o site mais conhecido para este tipo de serviço. A empresa arrancou em 2006, em França, e hoje é uma rede social presente em 22 países. A plataforma chegou a Portugal em 2012.

A plataforma permite colocar em contacto pessoas que desejam realizar um percurso comum e que combinam para viajar no mesmo dia. Os membros partilham os gastos da viagem sem obter lucro.

Para que isso aconteça, a BlaBlaCar recomenda um valor por passageiro e viagem de 0,05 euros por quilómetro e limita a contribuição máxima que os condutores podem solicitar de maneira a que não se superem as despesas.

O Boleia.net é um serviço online nacional que ajuda as pessoas a partilhar carro em Portugal.

Também através do Facebook, existem vários grupos de onde pode partilhar um

Pode encontrar este tipo de serviços noutros destinos europeus em sites como o Deboleia, Viagens por Tostões, Carpool Portugal e Galpshare.

5 Partilhas