Colocar anúncio apenas com número no vidro do carro pode dar multa!

colocar anúncio
27 Partilhas

Colocar anúncio apenas com número no vidro do carro pode dar multa!

Sabia que colocar anúncio apenas com o seu número de telefone no vidro do seu carro, dá direito a multa? Descubra tudo aqui!

Recentemente a associação de defesa do consumidor Deco Proteste deu a conhecer o caso de um cidadão português, que foi multado, sem direito a contestar, porque anunciava a venda do seu carro num parque de estacionamento perto de sua casa.

O caso aconteceu em Barcelinhos, João Martins, de 31 anos, estacionou o carro em frente a casa, num lugar de estacionamento.

Como pretendia arranjar um novo dono para a sua viatura, no vidro de trás, tinha colado um papel com o seu número de telemóvel, a cilindrada e a potência do carro.


Apesar de o papel não fazer referência à transação, João foi multado por deixar o carro num lugar de estacionamento com o anúncio à vista.

O Código da Estrada refere que é proibido o estacionamento de veículos com informação com vista à sua transação em parques de estacionamento, ou seja, local exclusivamente destinado ao estacionamento de veículos. Ao infringir, arrisca-se a uma coima de € 30 a € 150, no mínimo.

As expressões “vende-se”, “procuro novo dono”, mas também a indicação do número de contacto correspondem a informação com vista à sua transação, pelo que é difícil ter argumentos para contestar a multa.

O Código refere expressamente os parques de estacionamento. Por isso, os veículos que vemos habitualmente com anúncios semelhantes aos do leitor em rotundas mais movimentadas ou em descampados estão excluídos e não podem ser penalizados.

Se está pensar em vender o seu carro, o primeiro passo será fazer uma pesquisa nos classificados, concessionários e agências para saber o preço de mercado. Pode colocar o carro à venda em sites destinados a esse mesmo propósito ou até mesmo em jornais.

27 Partilhas