Conheça as vantagens e desvantagens do líquido anticongelante!

líquido anticongelante
2 Partilhas

Conheça as vantagens e desvantagens do líquido anticongelante!

Sabe para que serve o líquido anticongelante? Então chegou a hora de conhecer as suas vantagens e desvantagens!

Apesar de se chamar líquido anticongelante, este líquido é, nada mais nada menos, que um líquido de refrigeração, que pode ser de várias cores e que protege os elementos do circuito da corrosão, do calcário, e evita a erosão provocada pela implosão de borbulhas, que acontece quando o líquido ferve.

O bom funcionamento do circuito de refrigeração depende da boa circulação do líquido. Deve usar o anticongelante para impedir a corrosão no circuito, nomeadamente, em componentes como a bomba de água, o termostato ou o radiador.

Se apenas água, começa a formar-se ferrugem, o que pode entupir os componentes e impede a livre circulação do líquido.

Se o circuito de refrigeração não funcionar bem, pode levar ao sobreaquecimento do motor o que provoca entre outros danos, a junta da culaça queimada;

O anticongelante aumenta o ponto de ebulição, o que permite refrigerar o motor de forma mais eficaz, tendo em conta as temperaturas que o motor do nosso automóvel atinge.

Existe apenas uma desvantagem na utilização do anticongelante que se prende com a sua toxicidade quando em contacto com os olhos ou ingerido, desta forma evite que esteja ao alcance de crianças.

líquido anticongelante

2 Partilhas