Descubra se o ar condicionado do seu carro está a funcionar bem!

ar condicionado
7 Partilhas

Descubra se o ar condicionado do seu carro está a funcionar bem!

Descubra se o ar condicionado do seu automóvel está a funcionar bem e quais os aspectos que mostram que pode existir algum problema!

O sistema de ar condicionado, ainda que pareça que não, desempenha um papel decisivo na segurança rodoviária e no conforto dos passageiros.

Lembre-se que para o seu ar condicionado estar sempre nas melhores condições, é necessária uma revisão de dois em dois anos, aproximadamente.

Para saber se o sistema de climatização do seu automóvel está em perfeitas condições, tem de ter em conta alguns aspetos:

– A temperatura do veículo:

Antes de ligar o ar condicionado é necessário arejar o interior do seu veículo para que saia o calor acumulado no mesmo. Ligar o ar condicionado quando o seu carro apresenta temperaturas altas poderá constituir um risco para a sua saúde.

– Os odores:

Se eventualmente sentir algum mau cheiro proveniente do ventilador, isso deve-se à presença de partículas que entopem o condensador. Este deve ser limpo com um solvente para que o ar condicionado tenha um bom desempenho.

– Saídas de ventilação:

Não tape nem obstrua as saídas de ventilação. Um erro comum é colocar os suportes dos telemóveis em frente às saídas de ventilação, assim o ar condicionado não tem potência para produzir o efeito desejado.

– Quando limpa o seu automóvel:

Durante a limpeza do seu veículo não aponte o jato de água para a zona que se encontra por baixo do para-brisas, isso pode danificar o filtro do habitáculo e terá que o substituir. Lembre-se de retirar todas as folhas das árvores acumuladas nas entradas de ar do seu veículo para que consiga ter uma respiração saudável.

– Gás refrigerante:

Deve ligar o ar condicionado de um carro regularmente, pois assim evita a falta de lubrificação no compressor. Mesmo se o automóvel estiver parado, corre o risco de perder o gás refrigerante e, depois, é necessário recarregá-lo.

– Tenha atenção ao para-brisas interior embaciado:

Quando entra no seu automóvel e vê que o interior do mesmo está embaciado, sem qualquer razão aparente, isso pode significar alguma fuga na refrigeração do ar condicionado do carro, deve recorrer imediatamente a um especialista.

Estes são apenas alguns sintomas que lhe indicam que o ar condicionado pode não estar a funcionar da forma como é suposto.

Leve o seu automóvel a um mecânico, ou a um especialista para que este o ajude a resolver a situação! Cuide do seu automóvel, ele pode durar bem mais do que aquilo que julga!

Todas as novidades e notícias mais frescas do sector automóvel estão aqui! Siga o nosso portal, subscreva a nossa Newsletter e acompanhe-nos nas redes sociais!
7 Partilhas