É ou não permitido conduzir com gesso? Descubra tudo!

conduzir com gesso
4 Partilhas

É ou não permitido conduzir com gesso? Descubra tudo!

Esta é uma dúvida recorrente entre os automobilistas portugueses. Será ou não possível conduzir com gesso? Descubra tudo aqui!

Imagine que no seu dia-a-dia tem um infortúnio e vê-se obrigado a utilizar gesso, acha que conduzir com gesso é permitido?

A verdade é que não é encontrada nenhuma lei que proíba a condução com gesso, contudo, de acordo com o artigo 18º do Regulamento de Habilitação Legal para Conduzir (RHLC), temos que para obter a carta de condução é necessário:

“b) Dispor da aptidão física, mental e psicológica exigida para o exercício da condução da categoria de veículos a que se candidata;
2 – A condição constante da alínea b) do número anterior é de observação permanente e a sua perda determina a caducidade do título de condução.”

Ou seja, a verdade é que se estiver a utilizar gesso, as suas capacidades de condução, não estão efetivamente a 100% e pode vir a ter um infortúnio ainda maior do que aquele que já tinha!

No caso de ter gesso mas acreditar que este não afeta a sua condução, deve então dirigir-se ao médico para poder obter um certificado que comprove que está habilitado a conduzir.

Assim, caso esteja envolvido num acidente ao conduzir com gesso, certifica-se que a sua capacidade de condução não é posta em causa, tendo alguma defesa neste aspeto.

Por outro lado, lembre-se que a sua seguradora não se desresponsabiliza por pôr em causa a sua capacidade de conduzir, tendo ou não gesso.

Se conduzir com gesso sem ter um certificado a comprovar que está habilitado a conduzir com este, além de poder arriscar a pena de prisão e a perda da carta de condução, também se está a arriscar a poder causar danos sérios a outras pessoas.

O Automóvel Online aconselha-o a não conduzir se estiver nesta situação, tenha em conta que os seus movimentos estão limitados e não terá a mesma capacidade de resposta em caso de alguma situação perigosa!

Já sabe que aqui vai encontrar todas as novidades do sector automóvel e as notícias mais frescas sobre os seus carros favoritos! Visite as nossas redes sociais!
4 Partilhas