É proibido conduzir de chinelos? Descubra aqui!

conduzir de chinelos
0 Partilhas

É proibido conduzir de chinelos? Descubra aqui!

Com certeza que já ouviu dizer que não pode conduzir de chinelos? Será isto de fato verdade, ou não passará tudo de um mito urbano?

O Mito de conduzir de chinelos:

A ideia de que conduzir de chinelos, descalço ou de tronco nu pode fazer com que apanhe uma multa é, na verdade, um mito urbano. Em Portugal não precisa de estar a ter estes cuidados para não ser autuado.

Não há nada no Código da Estrada que o proíba de conduzir de chinelos, pode fazê-lo descansado. A sua única preocupação deverá ser praticar uma condução defensiva e chegar inteiro a casa.

O mito poderá ter nascido do código de 1954, ou do de outros países, que impedem os condutores de usarem algo que os impeça de “fazer manobras convenientemente e sem demora”.

conduzir de chinelos

O que diz o Código da Estrada?

O Código da Estrada não fala acerca do modo como os automobilistas têm que estar vestidos. De fato, o que mais se poderia apropriar à situação seria o nº2 do artigo 11º:

“Os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer atos que sejam suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança.”

Como tal, apela-se ao bom senso. Deve conduzir de forma a evitar o perigo, e se isso implicar ter de calçar uns sapatos ou vestir uma t-shirt, então que seja – mesmo não sendo proibido pelo Código da Estrada.

O artigo referido acima aplica-se a várias atividades, que muitas vezes são feitas enquanto se conduz. Atos que possam prejudicar o exercício da condução são, por exemplo, maquilhar-se no carro, ou responder a emails.

Até no “pára-arranca” deve evitar este tipo de atos, que são punidos com coimas entre os €30 e os €600.

Fonte: E-konomista

Ah… e não se esqueça de neste verão praticar sempre uma condução defensiva!
0 Partilhas