Motor a gasolina como se fosse a gasóleo? Descubra tudo!

motor
116 Partilhas

Motor a gasolina como se fosse a gasóleo? Descubra tudo!

É certo e sabido que os motores diesel são mais económicos do que os gasolina porque trabalham com excesso de ar. Mas já imaginou um motor a gasolina que trabalha como se fosse a diesel? Descubra as novidades da Mazda!

A Mazda vai lançar um motor a gasolina 30% mais económico, e que trabalha como se fosse a gasóleo.

Todos sabemos que os motores a diesel são, normalmente, mais poluentes que os a gasolina, apesar de consumirem menos combustível.

Tendo em conta esta realidade, a Mazda decidiu conceber motores a gasolina que, em algumas condições, funciona como se fosse um diesel.

Este é um processo complexo e, muito difícil de conseguir fazer funcionar correctamente, mas a marca japonesa afirma ter encontrado uma solução. Já outros fabricantes tentaram anteriormente, sem nunca o conseguir fazer funcionar de forma satisfatória e produzir em série.

O princípio de funcionamento deste novo tipo de motor da Mazda é conhecido como HCCI, Homogeneous Charge Compression Ignition, que se também se pode traduzir pelo motor a gasolina sem velas.

Ou seja, este motor comprime a mistura ar/gasolina até que ela se incendeie, admitindo no processo uma muito maior quantidade de ar, em vez de atingir o mesmo objectivo com a ajuda de uma vela de ignição, que assegure a queima do combustível graças à faísca.

A Mazda anunciou que pretende montar o seu primeiro HCCI no futuro Mazda 3, que será apresentado em 2018, recorrendo a um conjunto de tecnologias, às quais chamaram de Skyactiv 2.

Com este novo motor a Mazda pretende atingir um consumo médio pouco superior a 3,0 l/100 km, ou seja, 30% mais económico do que um motor convencional a gasóleo.

Já sabe que aqui vai encontrar todas as novidades do sector automóvel e as notícias mais frescas sobre os seus carros favoritos! Visite as nossas redes sociais! O Automóvel Online está aqui para lhe mostrar o melhor do mundo automóvel!
116 Partilhas