O que deve saber sobre a cadeirinha para crianças!

cadeirinha
0 Partilhas

O que deve saber sobre a cadeirinha para crianças!

Descubra aquilo que deve saber sobre a tão famosa cadeirinha utilizada para o transporte de crianças no automóvel!

O transporte de crianças num automóvel, na cadeirinha, tem muito que se lhe diga! Neste artigo mostramos-lhe aquilo que deve saber para viajar em segurança com os mais pequenos.

Lembre-se que o transporte de crianças no automóvel é regulado pelo artigo 55º do Código da Estrada, a infração das regras leva a uma coima que vai dos €120 aos €600.

Sempre que levar uma criança com menos de 12 anos ou 135 cm de altura no seu carro, deve utilizar um Sistema de retenção para Crianças. De acordo com o artigo do Código da Estrada referido acima, estas devem ser adaptadas ao tamanho e peso das crianças, tendo em conta a sua devida classificação.

As crianças não devem viajar no banco traseiro, se:

“Se a criança tiver idade inferior a 3 anos e o transporte se fizer utilizando sistema de retenção virado para a retaguarda, não podendo, neste caso, estar ativada a almofada de ar frontal no lugar do passageiro;
Se a criança tiver idade igual ou superior a 3 anos e o automóvel não dispuser de cintos de segurança no banco da retaguarda, ou não dispuser deste banco.”

Estes Sistemas de Retenção para Crianças vão desde o ovo, que deve ser utilizado por recém-nascidos e bebés pequenos, até ao banco elevatório, que deve ser usado para crianças com pelo menos 7 ou 8 anos, desde que o automóvel tenha encosto de cabeça e o cinto de segurança não fique no pescoço.

Automóveis com sistema Isofix são, por norma, mais seguros. Este sistema facilita a instalação da cadeirinha e ajuda-o a evitar erros que podem vir a ter consequências graves.

Transporte de bebés:

Pode transportar crianças com menos de 3 anos no banco de trás do seu automóvel, de acordo com a informação referida acima. Caso necessite de a transportar no banco da frente deve virar a cadeirinha (do Grupo 0) para trás, desligando também o airbag.

Quando é que uma criança pode viajar no banco da frente:

As Crianças com mais de 12 anos, ou mais de 1,35 m de altura, podem já andar no banco da frente. Em automóveis sem bancos traseiros, ou com bancos traseiros sem cintos segurança, pode transportar no banco da frente crianças com mais de 3 anos, com o sistema de retenção para crianças homologado.

Independentemente da idade ou altura da criança, é sempre aconselhado transportá-la no banco da retaguarda.

Veja as regras nesta imagem esclarecedora da PSP:

cadeirinha

Esta informação, parece básica mas na realidade não o é! Ainda existem muitas pessoas que desconhecem por completo as normas da cadeirinha e do transporte de crianças num automóvel! Partilhe esta mensagem nas redes sociais e ajude-nos a promover a segurança rodoviária!

Já sabe que aqui vais encontrar todas as novidades do sector automóvel e as notícias mais frescas sobre os seus carros favoritos! Visite as nossas redes sociais!
0 Partilhas