Queres saber como funcionam os carros autónomos? Descobre aqui!

carros autónomos
3 Partilhas

Queres saber como funcionam os carros autónomos? Descobre aqui!

Certamente que já terá ouvido falar dos carros autónomos, mas sabe como estes funcionam exatamente? O Automóvel Online mostra-lhe agora como se comportam estes automóveis na estrada!

Várias empresas do setor automóvel, como a Tesla, a BMW e até mesmo a Google já têm andado a desenvolver os chamados carros autónomos, ou seja, automóveis que não necessitam de ninguém para os comandar. Mas como é possível que exista um automóvel que não necessite de ninguém ao volante?

Os carros autónomos movimentam-se com a ajuda de vários sensores, câmaras, um sistema GPS, e um computador. Tudo isto funciona em conjunto, ajudando os carros a perceber o que está à sua volta, e o que devem ou não fazer.

Os sensores, juntamente com a ajuda do GPS, fornecerem informação que posteriormente é processada através do uso de algoritmos sofisticados. Isto ajuda-os evitar obstáculos, a manterem-se na via de trânsito, e a detetar a localização do passeio e de outros carros.

As câmaras que existem nos carros autónomos fazem com que estes possam identificar e interpretar sinais de trânsito, manter-se a par de outros veículos, e identificar peões.

carros autónomos

Finalmente, o computador faz com que toda a informação recolhida seja usada para que os carros consigam ser autónomos ao usarem os pedais e o volante para praticarem uma condução defensiva – sem intervenção humana, ou seja, estamos perante verdadeiros computadores móveis que se safam bastante bem pelas estradas de todo o mundo!

Comunicação entre automóveis:

Espera-se que quando houverem vários carros sem condutor na estrada, que estes consigam comunicar uns com os outros diretamente, para saberem onde cada um está e o que vai fazer, de modo a estarem todos em sintonia.

Carros destes trazem inúmeras vantagens, e podem vir a salvar centenas de vidas. Além de cumprirem sempre as regras de trânsito, por serem programados para tais funções, porque praticam uma condução defensiva!

Mas será que confia num carro destes para o seu dia- a-dia? Diga-nos o que acha!
3 Partilhas