Toyota número um automóvel na sustentabilidade ambiental

toyota
715 Partilhas

Numa altura em que o ambiente está no centro das decisões políticas mundiais, as empresas como a Toyota trabalham arduamente para elevarem a fasquia na produção e oferta de serviços, cumprindo parâmetros que começaram a surgir em força com o acordo de Paris.

Anualmente a revista Newsweek, uma das revistas norte-americanas mais importantes e das mais vendidas, lança o “Green Ranking” onde destaca as empresas mais sustentáveis.

A Toyota voltou a ganhar destaque este ano conseguindo estar na 16º posição de empresa mais amiga do ambiente, numa lista que alcançavam as 500 empresas mais verdes do mundo.

No entanto o pódio de empresa automóvel verde foi mesmo para a Toyota, sagrando-se assim a empresa mais sustentável na linha automóvel.

A empresa admite com orgulho que tudo tem feito para melhorar as suas políticas de sustentabilidade, algo que podemos ver numa crescente linha de automóveis híbridos e elétricos.

Para a Toyota a sustentabilidade ambiental não é um objetivo a alcançar, mas antes um valor intrínseco, uma parte do seu ADN que anda assim de mãos dadas à segurança automóvel.

O automóvel híbrido mais conhecido da Toyota é sem duvida o Prius, surgindo em 1997 no Japão como um automóvel verde e inovador, chegou ao resto do mundo em 2001, vendo-se a evoluir ao longo dos anos em diferentes gerações, mas respeitando sempre o conceito de um automóvel simples de conduzir, silencioso e amigo do ambiente.

Desde cedo o Prius foi um carro de destaque tornando-se num ícone dos carros sustentáveis, sendo que a EPA (Agência de Proteção Ambiental) o considerou o carro mais verde a ser vendido nos Estados Unidos, tendo em consideração as emissões tóxicas e poluentes emitidas para o ar.

Contudo a Toyota expandiu o número de automóveis verdes, para aumentar a legião de fãs dos híbridos.

Neste momento podemos ver que até mesmo os automóveis mais clássicos como o Toyota Yaris e Toyota Auris estão disponíveis na versão híbrida, fazendo parte de uma lista de oito automóveis híbridos disponíveis na Toyota Portugal.

Se as dúvidas em relação à venda dos automóveis verdes, para os mais céticos, alguma vez existiram, então podem ser dissipadas.

A Toyota revelou que só no inicio do ano de 2017 vendeu mais de 208 mil viaturas híbridas, aumentando a venda dos automóveis sustentáveis em mais de 40% face ao ano que se precedeu.

Estes valores demonstram que tanto a Toyota como os consumidores em geral estão num caminho mais verde e a Toyota não deixou estes dados passarem ao lado.

Sempre na rampa da sustentabilidade a Toyota decidiu criar uma fábrica para produzir hidrogénio.

Como? Simples, vão ser utilizados resíduos biodegradáveis por forma a serem produzidos hidrogénio, água e eletricidade.

Por agora este tipo de fábrica vais estar presente somente nos EUA, e servirá como um apoio logístico às operações da marca, no entanto não podemos deixar de estar curiosos com este novo passo que a Toyota dá para um mundo mais verde.

A nossa curiosidade terá que aguardar mais um ano, para ver os esforços que as outras empresas automóveis farão para alcançar a campeã verde, que já criou muito mais que automóveis, criou um novo estilo de condução.

715 Partilhas