Uber: O que é e o porquê de tantos protestos!

uber
5 Partilhas

Uber: O que é e o porquê de tantos protestos!

 

Mas afinal o que é a Uber?

A Uber nasceu nos Estados Unidos, em 2009. Inicialmente, pretendia ser um serviço de táxis de luxo, mas, com o passar dos anos, equiparou-se aos serviços de táxi comuns.

A Uber, porém, não é uma transportadora, mas sim uma plataforma informática que reúne os motoristas independentes.

Cada pessoa pode chamar o carro que deseja pela aplicação, obtém-se nesse mesmo momento uma estimativa do preço que o serviço/viagem vai custar e quanto tempo vai demorar a viagem.

O serviço é pago através de cartão crédito, pela aplicação e a factura segue por email.

Os clientes são solicitados para avaliar os diversos aspectos do serviço, entre os quais a cordialidade e simpatia do motorista ou o estado de limpeza da viatura.

E qual é a razão para tantos protestos?

Com o crescimento e a evolução da Uber em Portugal, foi aumentando também, o desagrado e o descontentamento dos taxistas portugueses pela empresa. Segundo o presidente da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), Florêncio Almeida, “a Uber não tem preços tabelados, nem seguros para acidentes”, e que por esse mesmo motivo opera de forma ilegal em Portugal.

“Nós temos preços, eles não têm. Quando foi a última greve do metro em Londres, eles aumentaram os preços 300%, porque sabiam que o público tinha de ser transportado. Aqui, vai acontecer a mesma coisa. E, se houver um acidente dentro de uma viatura destas, quero ver se a seguradora vai assumir a responsabilidade, porque eles não têm seguro para transporte de passageiros, têm seguro de um carro qualquer”, garantiu Florêncio Almeida em declarações à Renascença.

Hoje, 29 de abril de 2016, foi realizada, em forma de protesto, uma marcha lenta contra a Uber, organizada pelos taxistas portugueses em Lisboa, Porto e Faro.

Encontre mais informações sobre todas as marcas de carros que existem. Surgimos com o intuito de lhe dar a conhecer tudo sobre a indústria automobilística. Diariamente temos artigos que, seguramente, são do seu interesse! Não Perca!
5 Partilhas